O Bailout

0
11:45

O termo "Bailout" é usado na economia quando ocorre uma injeção de dinheiro em alguma empresa ou banco próximo a falência. Agora, de onde vem o dinheiro? Então, pode vim de investidores ou do próprio governo. Porém, o bailout chega a ser extramente injusto em alguns casos (a maioria, na verdade). Pois para uma empresa ou banco chegar a falência, provavelmente foi devido a falta de competência dos próprios empregados. E ainda assim, recebem enormes quantidades de dinheiro para não afundar de vez, como se fosse uma "segunda chance".

Um exemplo para essa situação, é a polêmica da empresa AIG (American International Group). Ela faz parte das gigantes dentro das companhias de seguros. Entretanto, foi a ruína na crise americana em 2008 e 2009. Saiu em boa parte dos jornais que a empresa recebeu do governo e investidores uma boa quantidade de dinheiro (173 bilhões de dólares, bota boa nisso). Mas logo depois, saiu a notícia que aproximadamente 160 bilhões de dólares tinham sido usados para dar como bônus para os altos executivos da empresa. A justificativa da AIG era que eles tinham que fazer isso para manter os empregados de alta qualidade. Bem, se fossem de alta qualidade mesmo, não teria feito a empresa perder em apenas 3 meses em 2008 mais de 61,7 bilhões de dólares. 



A crise financeira nos EUA foi extramente difícil para as empresas sim, muitas delas não conseguiram evitar de fechar as portas. E ainda que a AIG não conseguisse impedir o grande prejuízo - mesmo com seus funcionários de "alta qualidade"- não é justificável utilizar o dinheiro do tesouro americano para dar de presente por aí. E sendo que muitas outras empresas e bancos, que poderiam ter sido salvas com esse dinheiro, tiveram que botar seus empregados na rua e dizer adeus. Mas, por que ajudar a AIG se ela praticamente fez sua própria sujeira?... Infelizmente, a sua possível falência daria consequências catastróficas, justamente por várias instituições financeiras terem seguros nela. E sem falar, da sua grande rede de negócios pelo mundo inteiro. Por isso não hesitaram em entregar bilhões e mais bilhões de dólares para que ela não quebrasse como as outras empresas. 

Esse é um exemplo clássico de um bailout injusto. O dinheiro que a AIG recebeu, foi direcionado para fins totalmente diferentes do esperado. Até mesmo o atual presidente dos EUA, Barack Obama, comentou o assunto mostrando-se indignado com a atitude. A ganância dos empregados da empresa se mostrou maior que a vontade de fazer um trabalho bem feito. 

No final das contas, o governo declarou que esses "bônus" deveriam ser devolvidos. Mas já era um pouco tarde... Alguns dos maiores executivos concordaram em devolver até, e conseguiram arrecadar de volta mais ou menos 50 milhões de dólares (nem chega perto do valor verdadeiro). Felizmente, não foi só o presidente dos EUA que ficou com raiva dessa história. A população também ficou e digo "felizmente", por que significa que ainda existe um pouco de bom-senso nas pessoas. Esse tipo de caso, não é tão único assim. Se olhar bem, verá que esse tipo de injustiça está em qualquer país, estado ou cidade. Até mesmo aqui no Brasil. Não é novidade isso, mas deveria ser. Deveria ser novidade qualquer ato de corrupção, por que caso ao contrário é como aceitar que isso é normal e faz parte do que somos. 


About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: