Leia livros

0
14:52

O hábito da leitura é uma habilidade como qualquer outra, como tocar violão, desenhar, jogar futebol bem... Ou seja, nem todos tem. Felizmente, acredito que ter essa habilidade é mais fácil do que qualquer outra coisa. Na minha opinião, bem mais fácil que jogar futebol com certeza é. O problema na maioria dos casos, é a preguiça. Aquele desânimo de pegar o livro que está em algum lugar do seu quarto, provavelmente na estante, e ainda tem que abrir o livro e ficar lendo várias palavras. Sem falar, dos momentos que você lê toda a página, vira a folha e nem lembra mais o que leu. 


De inicio é chato mesmo, tenho que admitir que quando era menor eu teimava de ler livros que eram além da minha maturidade e boiava a leitura inteirinha. Mas, por ser filha de professores talvez, insisti que um dia leria Umberto Eco, Kafka e até livros de filosofia como Platão. E na minha cabeça, por ser viciada em vídeo games desde pequena, via a leitura como um jogo também. Eu tinha que "upar" (ler bastante) para chegar o nível de conseguir acompanhar uma leitura mais difícil.

Pode parecer uma técnica meio tola de incentivo a leitura, porém funcionou para mim. Até hoje penso dessa forma, e me divirto quando vejo que finalmente compreendi bem uma história de algum autor como Dostoiévski.

Então, o que fazer com a preguiça? Acredito que só a uma forma de lidar com ela, é não ter. Ela vai chegar na sua vida todo santo dia, para acordar, para lavar a louça, estudar e até mesmo para ir na cozinha pegar algo para comer (as vezes prefiro ficar com fome mesmo). E como não ter preguiça? Simples, botando na cabeça que você quer isso, que ao fazer tal coisa te trará resultados bons na sua vida. 

Comece lendo umas 10 páginas por dia, depois vai aumentando de acordo com seu ritmo ate encontrar sua maneira de ler. Conheço gente que lê 5 a 10 páginas por dia, mas lê todo dia mesmo. Outras, lê 100 páginas, só que uma vez por semana.

Outra coisa importante para ajudar a adquirir essa habilidade, é ver qual seu gênero literário preferido. Romance? Ficção científica? Biografias? Tudo fica mais fácil quando você gosta do que está fazendo, no caso, lendo. E com o tempo, você verá que despertará a famosa curiosidade para ler outros assuntos, totalmente diferentes. Hoje, tento ler um pouco de tudo, mas confesso que ainda não encarei livros de romance meloso (e nem sei quando vou encarar).  

A questão é, essa habilidade se adquire com paciência e tempo. Mas é fundamental, pois a quantidade de informações e a carga histórica que os livros carregam, nenhum computador, facebook ou preguiça te fornecerá. 

Logo, use aqueles 20 minutos que você gasta vendo a página do facebook de outras pessoas, e leia um livro. 


About the author

Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários: